Você sabe quais são os tipos de funções dos eletrodutos? São muitos os materiais utilizados em uma construção ou reforma e os eletrodutos entram nesta variedade.
Neste conteúdo preparado para o blog da Rede Construlider, vamos te explicar o que são os eletrodutos, quais são seus tipos e funções, pois se está no seu planejamento construir ou reformar, é hora de entender, de uma vez por todas, sobre este assunto, pois este produto é item indispensável, ou seja, você com certeza terá de comprar eletrodutos.
Este tipo de material de construção também é conhecido por muitos pedreiros, engenheiros e também pelas pessoas que estão pensando em construir ou reformar como conduítes.
Os eletrodutos são dutos que protegem os cabos e condutores de energia elétrica que passam por uma camada subterrânea.
Então, para quem busca entender quais são os tipos de funções dos eletrodutos, vamos começar explicando sobre a função deste material no âmbito da construção que é proteger os condutores elétricos de influências externas como agentes químicos, choques mecânicos e colisões, além de proteger o meio dos perigos de incêndio ou explosão que podem ser causados pela falta de isolamento da rede de eletricidade ou por um curto-circuito.
Com isso, fica claro para quem busca entender quais são os tipos de funções dos eletrodutos, que este material possui papel fundamental em qualquer construção, garantindo a segurança elétrica do local.
É fato que os eletrodutos possuem funções semelhantes, mas quem está vendo este conteúdo sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, precisa entender que eles não são todos iguais.
Para garantir a segurança elétrica da sua casa, empresa ou de qualquer outro local que esteja em reforma ou construção, é imprescindível conhecer os tipos de eletrodutos.
De forma geral, este tipo de material de construção pode ser metálico ou isolante, além de magnético ou não magnético e são classificados em: curvados, rígidos, flexíveis e transversalmente elásticos.
Abaixo, explicamos um pouco sobre cada modelo deste tipo de material para quem está buscando esclarecimentos sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos.
Buscar entender quais são os tipos de funções dos eletrodutos, também é entrar nos detalhes de cada tipo. Os eletrodutos magnéticos, por exemplo, contam com cobertura de esmalte que evita a corrosão.
Este tipo de eletroduto passa por processo de galvanização, ou seja, a aplicação de uma camada protetora de zinco ou uma capa externa plástica.
Neste tipo do material, o eletroduto é fabricado com material como o PVC, que tem como característica a isolação térmica, elétrica e à umidade, podendo também ser anti chamas. Acrescentamos este tipo de material neste conteúdo sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, pois eles costumam ser bastante recomendados em construções e reformas.
Esses tipos de eletrodutos podem ser instalados tanto nas lajes e pisos quanto em linhas subterrâneas, já que são resistentes aos impactos externos. Assim, podem ser usados em obras residenciais ou industriais.
Além do mais, o eletroduto rígido pode ser fabricado em tubos de aço galvanizado, para resistir e preservar os fios e cabos de circuitos elétricos ou em PVC, visando o isolamento térmico e elétrico.
Importante ressaltar que, neste modelo, o material não apresenta flexibilidade, sendo mais difícil de ser manuseado na hora da instalação.
Seguindo as explicações sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, vamos falar sobre os chamados flexíveis, podem ser metálicos ou isolantes. São mais usados em ligações de equipamentos que apresentem vibrações ou pequenos movimentos durante o funcionamento.
Quando se fala em eletroduto flexível plano, estamos explicando sobre aqueles indicados para a condução e proteção dos fios e cabos elétricos nas instalações elétricas de baixa e média tensão, podendo ser usado de forma visível, embutido na laje ou enterrado na área externa da edificação.
A superfície deste tipo de eletroduto é totalmente lisa, tornando mais fácil a passagem de fios e de cabos elétricos, sendo capaz, ainda, de absorver vibrações, sendo bastante impermeável a gases e vapores, é imune a corrosão, apresentando elevada resistência a abrasões e é um material resistente ao impacto e a compressão.
Esse tipo de eletroduto é o mais indicado para ser embutido. Outra vantagem deste modelo, para quem busca entender mais sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, é que ele se adapta facilmente às mudanças de direções, sendo o mais usado na maioria dos projetos elétricos, já que proporciona muita segurança e qualidade.
Vale dizer ainda que este é o modelo mais popular e usado na maioria das instalações, sendo a solução ideal para instalações elétricas com trajetos sinuosos, que exigem alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e a resistência.
Desenvolvidos especificamente para aplicação em lajes e pisos, estes tipos de eletrodutos podem ser aplicados sobre as formas e ferragens. Mas, é importante atentar-se para alguns cuidados de proteção nos pontos críticos.
Isso é importante porque, apesar de possuírem maior nível de resistência, também podem sofrer com achatamentos durante a concretagem.
Este tipo de eletroduto é produzido de polietileno de alta densidade e é aplicado em linhas embutidas, especialmente em prédios residenciais e comerciais. Sua principal vantagem é que quando comparado com o eletroduto rígido, tem mais facilidade de instalação e o fato de dispensarem as tradicionais curvas.
Por último, mas não menos importante, ainda falando sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, apresentamos o eletroduto curável, aquele capaz de ser dobrado com a mão, usando uma força razoável, mas sem a ajuda de qualquer outra ferramenta.
Alguns cuidados devem ser tomados no momento da instalação deste material. Por isso, quem busca entender sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos, também tem que saber sobre estes cuidados.
É importante considerar que dentro dos eletrodutos devem ir apenas condutores isolados e, apenas em caso de aterramento, devem ser usados condutores nus, porém com eletrodutos isolantes. Outro cuidado importante é não exagerar na quantidade de cabos e fios que vão dentro da tubulação. É possível instalar mais de um cabo no interior dos eletrodutos, mas o ideal é que a taxa de ocupação em relação à sua área transversal não seja superior a:
Está planejando sua obra, reforma ou construção e precisa de eletrodutos? Não perca mais tempo, entre em contato com uma das lojas da Rede Construlider agora mesmo, solicite seu orçamento e tenha a melhor experiência, encontrando materiais de construção de alta qualidade, com marcas reconhecidas no mercado, preço compatível com o mercado e garantia de segurança.
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições. Acesse aqui nossa política de privacidade