Quer saber tudo sobre o disjuntor? Se você está construindo ou reformando uma casa, certamente já ouviu falar deste dispositivo de segurança elétrica essenciais que protegem os aparelhos e circuitos de sobrecargas e curtos-circuitos, evitando danos, incêndios e acidentes elétricos.
Mas o que é um disjuntor? Quais são os tipos disponíveis e onde eles são usados? Neste conteúdo preparado pela Rede Construlider, vamos responder a essas perguntas e muito mais.

 

Fale Conosco

O que é um disjuntor?

Um disjuntor é um dispositivo elétrico que interrompe o circuito elétrico em caso de sobrecarga ou curto-circuito, desligando a corrente elétrica que alimenta o circuito.
Este tipo de dispositivo é composto por três partes principais: o interruptor, o sensor e o solenóide. Quando ocorre uma sobrecarga ou curto-circuito, o sensor detecta o excesso de corrente e envia um sinal para o solenóide, que desliga o interruptor.

Quais são os tipos de disjuntores?

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre os tipos existentes no mercado deste dispositivo tão importante.
A Construlider separou alguns deles para explicar melhor, pois existem vários tipos de disjuntores, cada um com suas próprias características e aplicações.

Disjuntor termomagnético: também conhecido como disjuntor bipolar, ele é o tipo mais utilizado em residências e edifícios comerciais. Ele combina um interruptor térmico, que desliga o circuito em caso de sobrecarga, com um interruptor magnético, que desliga o circuito em caso de curto-circuito.
Disjuntor diferencial residual: também chamado de DR, ele é usado para proteger as pessoas contra choques elétricos. Ele desliga o circuito quando detecta uma diferença de corrente entre o fio de fase e o fio neutro, indicando que uma corrente de fuga está ocorrendo.
Disjuntor de caixa moldada: ele é utilizado em instalações elétricas de média e alta potência, como em indústrias, hospitais e shopping centers. Ele é capaz de suportar correntes elétricas muito elevadas e pode ser facilmente adaptado a diferentes aplicações.

Como escolher o melhor disjuntor para sua necessidade?

É importante considerar alguns fatores na hora de escolher o disjuntor ideal, como a potência dos aparelhos elétricos a serem conectados ao circuito, a quantidade de corrente necessária, o tipo de instalação elétrica e o nível de proteção desejado.
Para ajudar na escolha do melhor disjuntor, é recomendável consultar um eletricista ou um engenheiro elétrico. Você também pode contar com a experiências dos lojistas totalmente treinados da Rede Construlider, que estão sempre prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas na hora da compra de qualquer tipo de ferramenta, equipamento ou material que possa ser utilizado em obras, reformas e construções.
Clique aqui e encontre a loja mais perto de você, entre em contato e tire suas dúvidas sobre como escolher o melhor disjuntor.

Qual é a vida útil de um disjuntor?

A vida útil de um disjuntor pode variar dependendo do tipo, da marca e das condições de uso. Em geral, os fabricantes recomendam a substituição a cada 10 anos para disjuntores residenciais e a cada 5 anos para disjuntores de média e alta potência.

Como identificar se um disjuntor está com problema?

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre como fazer a identificação se um disjuntor está, ou não, com problemas.
Os sinais mais comuns incluem a queda frequente de energia, o desarmamento constante do disjuntor, alguns ruídos ou zumbidos vindos do equipamento e aquecimento excessivo. Se você notar algum desses sintomas, é recomendável chamar um eletricista para verificar o sistema elétrico.

Como identificar se um disjuntor está com problema?

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre como fazer a identificação se um disjuntor está, ou não, com problemas.
Os sinais mais comuns incluem a queda frequente de energia, o desarmamento constante do disjuntor, alguns ruídos ou zumbidos vindos do equipamento e aquecimento excessivo. Se você notar algum desses sintomas, é recomendável chamar um eletricista para verificar o sistema elétrico.

É possível instalar um disjuntor por conta própria?

Não é recomendável instalar um disjuntor por conta própria, pois isso pode colocar sua segurança em risco e danificar o sistema elétrico. É sempre melhor contratar um eletricista qualificado para realizar a instalação. 

Por isso, o planejamento de uma obra, reforma ou construção sempre é importante e contar com um especialista é imprescindível. No mais, os lojistas da Construlider também podem fazer a orientação aos especialistas sobre os melhores disjuntores disponíveis na loja, a depender da situação de cada cliente. 

Onde os disjuntores são usados?

Os disjuntores são usados em uma ampla variedade de aplicações elétricas, desde residências até indústrias. Eles são essenciais para proteger os equipamentos, evitar sobrecargas e curtos-circuitos, e garantir a segurança das pessoas que utilizam eletricidade. Alguns exemplos de onde os disjuntores são usados incluem:

Residências: disjuntores termomagnéticos são usados para proteger os circuitos elétricos das residências contra sobrecarga e curto-circuito.
Comércios: disjuntores termomagnéticos e DRs são usados para proteger os circuitos elétricos dos comércios e garantir a segurança dos clientes e funcionários.
Indústrias: disjuntores de caixa moldada são usados em indústrias de média e alta potência para proteger os circuitos elétricos e evitar danos aos equipamentos.

Concluindo

Bom, agora você já sabe que os disjuntores são dispositivos de segurança elétrica essenciais que protegem os aparelhos e circuitos de sobrecargas e curtos-circuitos, evitando danos, incêndios e acidentes elétricos.
Existem vários tipos de disjuntores disponíveis, cada um com suas próprias características e aplicações. Ao escolher um disjuntor, é importante levar em consideração alguns fatores, como a potência dos aparelhos elétricos que serão conectados ao circuito, a quantidade de corrente que será necessária, o tipo de instalação elétrica e o nível de proteção desejado. É sempre recomendável consultar um eletricista qualificado para realizar a instalação e manutenção do sistema elétrico. Com essas informações, você pode escolher o melhor disjuntor para suas necessidades e garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa.
Se ainda tem dúvidas sobre este tipo de equipamento, preencha o formulário abaixo ou encontre a loja Construlider mais perto de você e tire todas as suas dúvidas com um de nossos lojistas.

Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições. Acesse aqui nossa política de privacidade